sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Escola portuguesa vai estabelecer contacto rádio com a Estação Espacial Internacional - ISS


Escola portuguesa vai estabelecer contacto rádio com a Estação Espacial Internacional - ISS


Os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, com o apoio da Rede dos Emissores Portugueses - REP, vão estabelecer contacto rádio com astronautas da ISS.

 

Convidamos-vos a participar neste evento live com a Estação Espacial Internacional (ISS).

 

Este evento visa contactar, oficialmente, o astronauta de serviço (elemento tripulação da ISS atual) via rádio numa data que será divulgada muito em breve. Este evento acontecerá entre 27 de janeiro e 2 de fevereiro de 2020.

 

O evento consiste em 20 alunos, um de cada vez, faça a sua respetiva pergunta em inglês (pré-aprovada) ao astronauta Luca Paramitano para que responda em tempo real. Estas questões serão colocadas e respondidas dentro de um período de +- 20 minutos.

O meio de comunicação entre o Auditório da escola  e a Estação Espacial Internacional serão providenciados e garantidos pelo grupo de trabalho REP-ARISS.

O objetivo principal deste tipo de evento é motivar o interesse dos mais jovens no aeroespacial bem como no radioamadorismo

 

Sobre o Agrupamento de Escolas Serafim Leite, São João da Madeira, Portugal 


O nascimento da escola começou a delinear-se a 24 de Janeiro de 1957, quando uma comissão de sanjoanenses se deslocou a Lisboa para solicitar ao Ministro Leite Pinto a criação de uma Escola Técnica Industrial.
Apesar da criação da Escola já estar prevista no Decreto-Lei nº 36409, de 11 de Janeiro de 1947, só então S. João da Madeira apresentava as condições essenciais para que tal se tornasse uma realidade, uma vez que a sua população se situava perto dos 11 mil habitantes, graças a uma industria próspera ( chapelaria, calçado e metalurgia ) e a um comércio em expansão.

Nos primeiros meses de 1958 foi publicado o diploma que criou a Escola Industrial de S. João da Madeira, ficando dotada somente com o Ciclo Preparatório, uma vez que as suas instalações, naquela altura, não asseguravam o funcionamento de todas as atividades. Estabelecidos os moldes para o funcionamento da Escola, a partir de Outubro de 1958, foram abertas as matrículas para o exame de admissão para o ingresso no Ciclo Preparatório. No ano lectivo de 1960/61 entrou em funcionamento o pavilhão anexo ao antigo edifício da Escola Técnica.

No ano de 1971 iniciou-se a transferência para o atual edifício, sendo primeiramente transferida a secção de Mecânica e, posteriormente, os outros sectores. Em 1977/78 a Escola Industrial transforma-se em Escola Secundária nº1 e, a partir de 2 de Abril de 1987, passou a designar-se Escola Secundária Dr. Serafim Leite. No ano letivo 1983/84 inicia-se a expansão pedagógica que permitiu o funcionamento, em 84/85, do primeiro Curso Técnico de Instalações Elétricas, seguindo-se cursos de Informática, Assistente de Gestão, Eletrónica e Contabilidade.

Em 2014 a Escola Secundária junta-se às Escolas Básicas do Parque e de Fundo de Vila, constituindo o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, mantendo uma oferta formativa diversificada desde a Educação Pré-Escolar até aos cursos para adultos.

Página em http://essl.pt/


Sobre a REP – Rede dos Emissores Portugueses

A REP é a Associação de Radioamadores mais antiga de Portugal, com 92 anos de existência.

Foi fundada em 1926, constituindo-se por Alvará do Governo Civil de Lisboa em 5 de março de 1930, e pelo Decreto-Lei n.º 36 438, de 29 de julho de 1947. É uma instituição de Utilidade Pública desde 10 de julho de 1980. É a representante em Portugal de Organismos internacionais, nomeadamente da IARU - International Amateur Radio Union, da qual é membro fundador, e membro da ARISS Europa.

É uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, exclusivamente composta por Amadores, Investigadores e Exploradores das Tecnologias da Rádio e das Comunicações, através da emissão e receção de sinais em ondas médias e curtas, altas frequências e micro-ondas, comunicações aeroespaciais e digitais.

Tem por finalidade congregar e representar institucionalmente os radioamadores, de molde que resultem em benefício Educativo e Social, nomeadamente no âmbito das Ciências Radioelétricas de manifesto interesse público e civilizacional. Ver mais em: www.rep.pt

 

Sobre a ARISS - Amateur Radio on the International Space Station

O Radioamador na Estação Espacial Internacional (ARISS) inspira estudantes, em todo o mundo, para desenvolver os interesses e carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática através de oportunidades de comunicação de rádio amador com a tripulação em órbita na Estação Espacial Internacional (ISS). Os alunos aprendem sobre a vida a bordo da ISS e a explorar a Terra vista do espaço por meio de atividades de ciência e matemática.

 A ARISS oferece a oportunidade da comunidade escolar (alunos, professores, famílias e membros da comunidade) se tornarem mais conscientes dos benefícios substanciais de voos espaciais tripulados, e das explorações e descobertas que ocorrem no voo espacial.

Os alunos têm a oportunidade de aprender sobre tecnologias espaciais e as tecnologias envolvidas com comunicações espaciais através da exploração de rádio amador. 

Diversas organizações de radioamadores, e as agências espaciais dos EUA, Rússia, Canadá, Japão e Europa patrocinam esta oportunidade educacional fornecendo o equipamento e apoio operacional para permitir a comunicação direta entre a tripulação na ISS e estudantes de todo o mundo através de rádio amador.

Centenas de radioamadores de todo o mundo trabalham nos bastidores para tornar estas experiências educacionais possíveis. O Radioamadorismo é um passatempo popular e um serviço em que os participantes licenciados operaram equipamentos de comunicação com um profundo conhecimento da arte do rádio.

A ARISS foi criada e é gerida por um grupo de trabalho internacional, incluindo vários países da Europa, assim como Japão, Rússia, Canadá e EUA. A organização é mantida por voluntários das organizações de radioamadores nacionais e as AMSAT (Radio Amateur Satellite Corporation) organizações internacionais de cada país. Dado que a ARISS é de âmbito internacional, a equipe coordena localmente com sua respetiva agência espacial e como uma equipe internacional através de grupos de trabalho, reuniões, teleconferências e webinars. Para mais informações visite www.ariss.org

 

Outros contactos com a estação espacial internacional (ISS):

 

     Colégio Campo Flores, Lazarim                 reportagem_TVI_e_TVI24.mp4 

                                                                            https://youtu.be/xHRiW_8LV6A

Escola Secundária da Estarreja

Escola EB I-JI Montenegro

Agrupamento Escolas do Fundão

https://www.youtube.com/watch?v=QjKdNDI5TGs

https://www.youtube.com/watch?v=56wl1DscpfU

https://www.youtube.com/watch?v=Vgip544Tp5M

 

Na medida do possível, agradecemos confirmação da vossa presença para efeitos de logística.

Toda a informação será publicada em http://www.rep.pt/cs5ss

 

                    

### 


ISS Tracking